Entenda mais sobre o processo de manutenção da iluminação pública nos municípios atendidos pela CERVAM.

De acordo com as normas estabelecidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os serviços de melhoria, ampliação e manutenção da iluminação pública devem ser de responsabilidade das prefeituras nos municípios que já praticam a cobrança da CIP (CONTRIBUIÇÃO PARA CUSTEIO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA). Fica à cargo então das distribuidoras somente o fornecimento de energia elétrica para o pleno funcionamento da iluminação pública. Com isso, os municípios passaram a ser responsáveis pelos serviços como: troca de lâmpadas, suportes, chaves, reatores, cabos condutores, braços e materiais de fixação.

Essa responsabilidade é das prefeituras onde os municípios já praticam a cobrança da CIP (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública), como é o caso de Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro.

Se você identificar uma lâmpada apagada em algum poste do sistema de iluminação pública desses municípios, entre em contato com a G-ENERGY, empresa credenciada pela prefeitura local e responsável pela manutenção do serviço.

Telefone: 0800 777 9541
WhatsApp: (19) 9.9661-4123
Site: http://sistemasgenergy.com.br/ip/view/Login.php

Mas e a cobrança que vem na fatura de energia?

As distribuidoras de energia que atuam nos municípios onde há a cobrança da CIP, fazem o papel de agentes arrecadadores, repassando os valores integralmente para as prefeituras. Nos municípios que ainda não implantaram a CIP, como no caso de Descalvado, a manutenção do sistema de iluminação ainda é realizado pela distribuidora de energia no local.